domingo, 9 de janeiro de 2011

Como as religiões veem o sexo.



Como disse Voltaire " As leis exercem vigilância sobre os crimes conhecidos, a religião exerce-a sobre os crimes secretos. Mas, a partir do momento em que os homens chegam a abraçar uma religião pura e santa, a supertição torna-se não apenas inútil, mas muito perigosa. A supertição está para a religião como a astrologia está para a astronomia, a filha louca de uma mãe sábia. Essas duas filhas subjugaram durante muito tempo a Terra inteira" (Voltaire, no Tratado Sobre a Tolerância).
A sexualidade é parte da vida cotidiana dos seres humanos e é um tema abordado de maneira muito diferente entre as diversas religiões.
Analisando cada religião podemos constatar que sempre existe forte influência sobre a sexualidade e o comportamento das pessoas.
CATOLICISMO - A sexualidade no catolicismo começa com a história de Adão e Eva. Segundo a Bíblia viviam no Jardim do Éden e podiam desfrutar de todas as maravilhas menos de uma coisa: a Maçã da arvore do conhecimento do bem e do mal. Eva se deixou seduzir pela serpente (o diabo disfarçado), comeu a maçã e convenceu Adão a fazer o mesmo. Como castigo Deus condenou todas as mulheres a darem a luz sentindo dor e tambem a serem dominadas pelos homens. Na teologia católica romana, Adão teria violado sua inocência original por ter mantido relações sexuais com Eva. Este fato passou a ser conhecido como "pecado original".O sexo se transformou numa vergonhosa luxúria, carregado de culpa. Deveria limitar-se à procriação da espécie e não pelo prazer que proporciona. Metáforas e contradições à parte, a verdade é que este sentimento perdura até hoje e dificulta que as pessoas tenham uma vida sexual saudável e prazerosa.
O ano de 1994 (Note-se: final do século XX) foi marcado por um retrocesso ideológico sexual pregando uma castração da liberdade sexual em escala universal. Ressurge a afirmação de que sexo era exclusivamente para reprodução e assim, o casal que quer ter apenas um filho só pode ter relações sexuais até a primeira gravidez; A culpa pela pratica de sexo antes do casamento e a condenação do uso de preservativos ou qualquer outro método anticoncepcional -(apresar da absurda explosão demográfica e da presença da AIDS); A condenação da homossexualidade, acirrando preconceitos geradores de violência; A supervalorização da virgindade numa verdadeira cruzada pela himenolatria, causando frustrações e vergonha para jóvens que já haviam perdido a virgindade.
O catolicismo não se posiciona contra as variações sexuais, mas condena veementemente o sexo anal. Em várias partes do mundo houve perseguição a religiosos cays.
JUDAISMO - Não há manifesto sobre sexo antes do casamento ; Proibe o casamento com adeptos de outras religiões; Condena o adultério e a masturbação; É liberal em relação a variações sexuais; Aconselha o uso de métodos anticoncepcionais naturais-(tabelinha), não aceitando métodos artificiais como a simples camisinha. Em relação aos chamados desvios sexuais o conselho é procurar o rabino que poderá sugerir uma terapia.
UMBANDISMO - não faz restrições quanto ao sexo antes do casamento e nem sobre as variações sexuais; São contrários ao adultério de forma bem radical; Não há restrições sobre o uso de anticoncepcionais ou a prática da masturbação; Em relação às chamadas disfunções sexuais recomendam ajuda médica sob assistência e proteção dos Orixás. Os médiuns são proibidos de praticar sexo nos dias de rituais.
MAOMETISMO - Valoriza a virgindade masculina e feminina; Proibe o sexo antes do casamento; São contra o aborto e os métodos contraceptivos; Proibe o adultério e a masturbação; Não permite o casamento com adeptos de outras religiões; Sexo é vinculado à reprodução; As disfinções sexuais femininas são consideradas sem importância e as masculinas são tratadas com ajuda de um profissional.
BUDISMO - O uso de contraceptivos, variações e opções sexuais alem de outros tipos de relacionamentos, são totalmente permitidos desde que não haja prejuízo físico ou emocional para si ou para os outros; Em relação ao aborto é dada orientação no sentido de conhecer e valorizar a vida; Em relação as disfunções sexuais recomendam tratamento considerando que a meta de cada indivíduo é ser plenamente feliz.
EXOTERISMO - Não impõe restrições quanto ao sexo antes do casamento, ao uso de contraceptivos, variações ou opções sexuais, masturbação e homossexualismo; Em relação ao aborto considera um crime contra a vida.
PROTESTANTISMO - Permite o uso de anticoncepcionais para facilitar o planejamento familiar; São contrários ao sexo antes do casamento; Condena e considera grave pecado o adultério, o aborto e o homossexualismo; Permite as variações sexuais ; Condena o sexo anal e não aceita disfunções sexuais. Das variações sexuais só admite a sexo-vaginal; A masturbação é considerada pecado; Em relação as disfunções sexuais aconselha que seja procurado o pastor para uma orientação.
Nicéas Romeo Zanchett 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Converse através do seu MSN!